Imagem capa - Ja ouviu falar da cerimônia das areias ? por Tom Oliveira
Artigos

Ja ouviu falar da cerimônia das areias ?


Essa antiga prática, conhecida como a cerimônia das areias, teve inicio nos casamentos dos nativos havaianos, realizados na beira da praia. Nesse momento, eles corriam em direção ao mar para apanhar um punhado de areia e depois depositá-lo em uma tigela que ficava sobre o altar. Eles acreditavam que esse ato era a representação de uma união indissolúvel do casal, fazendo menção à união dos grãos que jamais poderão ser separados homogeneamente formando um corpo só, assim como o casamento. Hoje, o rito das areias está mais moderno, com o uso de grãos coloridos, mas sem a perda de seu significado.


O ritual das areais pode ser feita tanto em locais fechados como ao ar livre (praia ou campo), e ainda celebrada em todo tipo de cerimônia, sendo ela religiosa (independentemente de qual seja a religião) ou civil. Em todos os casos, na montagem do rito, é necessário três recipientes de cristal, sendo dois para os noivos ou mais para outros participantes, caso o casal deseje a participação dos padrinhos ou os pais, e uma outra maior onde serão depositadas as areias. Durante o processo de junção dos grãos o celebrante acompanhada o ato com textos explicativos e palavras de amor e carinho.




Fotos: casamento Matheus e Haysa



Cada cor de areia tem o seu significado:


O preto está associado à ideia mistério e fantasia, sendo hoje em dia uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo. Significa também dignidade.

O branco associa-se à ideia de paz, de calma, de pureza. Significa inocência e pureza.

O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo.

O Verde significa vigor, juventude, frescor, esperança e calma.

O Amarelo transmite calor, luz e descontração. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética, que transmite otimismo.

O Azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho.

O Castanho é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.

O Lilás, significa espiritualidade e intuição.

O Rosa significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.

O Dourado ou cor ouro está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.


- Uma dica

 É bom conversar bastante com o celebrante antes para que tudo saia exatamente como vocês sonham, resolvendo se durante o rito padrinhos e os pais participarão do processo e quando ele será realizado (antes ou depois da troca de alianças). Outro ponto importante é compreender bastante o significado de cada cor das areias para que elas simbolizem a personalidade de cada um e que unidas simbolizem a união dos dois em um só.




Foto: casamento Matheus e Haysa



       "A primeira coisa que me chamou atenção na cerimônia das areias foi a beleza, um vaso de vidro cheio de areias coloridas, muito lindo. Ao pesquisar mais, fiquei completamente apaixonada, a beleza tinha muito mais sentido do que eu havia imaginado. Cada cor tem um belíssimo significado, e você escolhe quem representa cada cor. Na mesma hora decidi que queria ter em meu casamento um momento tão lindo e emocionante assim. Outro detalhe é a surpresa para os participantes, não contamos aos nossos pais e irmãos que teria essa cerimônia, e quando começou a emoção foi unânime, tanto dos participantes quanto dos convidados do casamento. O vaso fica conosco, como uma linda lembrança deste momento, eternizando para sempre nossa família e seu significado para nós." Diz Haysa ( noiva das fotos publicadas)


Texto:  Tom Oliveira - Fotógrafo do Ponto Click Fotografia