06/06/2019 às 02:23 Papo de Noiva Artigos

Ja ouviu falar da cerimônia das areias ?

1167
3min de leitura

Essa antiga prática, conhecida como a cerimônia das areias, teve inicio nos casamentos dos nativos havaianos, realizados na beira da praia. Nesse momento, eles corriam em direção ao mar para apanhar um punhado de areia e depois depositá-lo em uma tigela que ficava sobre o altar. Eles acreditavam que esse ato era a representação de uma união indissolúvel do casal, fazendo menção à união dos grãos que jamais poderão ser separados homogeneamente formando um corpo só, assim como o casamento. Hoje, o rito das areias está mais moderno, com o uso de grãos coloridos, mas sem a perda de seu significado.

O ritual das areais pode ser feita tanto em locais fechados como ao ar livre (praia ou campo), e ainda celebrada em todo tipo de cerimônia, sendo ela religiosa (independentemente de qual seja a religião) ou civil. Em todos os casos, na montagem do rito, é necessário três recipientes de cristal, sendo dois para os noivos ou mais para outros participantes, caso o casal deseje a participação dos padrinhos ou os pais, e uma outra maior onde serão depositadas as areias. Durante o processo de junção dos grãos o celebrante acompanhada o ato com textos explicativos e palavras de amor e carinho.

Fotos: casamento Matheus e Haysa

Cada cor de areia tem o seu significado:

O preto está associado à ideia mistério e fantasia, sendo hoje em dia uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo. Significa também dignidade.

O branco associa-se à ideia de paz, de calma, de pureza. Significa inocência e pureza.

O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo.

O Verde significa vigor, juventude, frescor, esperança e calma.

O Amarelo transmite calor, luz e descontração. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética, que transmite otimismo.

O Azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho.

O Castanho é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.

O Lilás, significa espiritualidade e intuição.

O Rosa significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.

O Dourado ou cor ouro está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.

- Uma dica

 É bom conversar bastante com o celebrante antes para que tudo saia exatamente como vocês sonham, resolvendo se durante o rito padrinhos e os pais participarão do processo e quando ele será realizado (antes ou depois da troca de alianças). Outro ponto importante é compreender bastante o significado de cada cor das areias para que elas simbolizem a personalidade de cada um e que unidas simbolizem a união dos dois em um só.

Foto: casamento Matheus e Haysa

    "A primeira coisa que me chamou atenção na cerimônia das areias foi a beleza, um vaso de vidro cheio de areias coloridas, muito lindo. Ao pesquisar mais, fiquei completamente apaixonada, a beleza tinha muito mais sentido do que eu havia imaginado. Cada cor tem um belíssimo significado, e você escolhe quem representa cada cor. Na mesma hora decidi que queria ter em meu casamento um momento tão lindo e emocionante assim. Outro detalhe é a surpresa para os participantes, não contamos aos nossos pais e irmãos que teria essa cerimônia, e quando começou a emoção foi unânime, tanto dos participantes quanto dos convidados do casamento. O vaso fica conosco, como uma linda lembrança deste momento, eternizando para sempre nossa família e seu significado para nós." Diz Haysa ( noiva das fotos publicadas)

Texto: Tom Oliveira - Fotógrafo do Ponto Click Fotografia

06 Jun 2019

Ja ouviu falar da cerimônia das areias ?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

areias casamento casamento no campo cerimonia das areias espaço laforet fotografo casamento são roque fotografo de casamento melhor fotografo de casamento ponto click fotografia São Roque

Quem viu também curtiu

30 de Nov de 2017

Demoiselle: A nova tendência dos casamentos brasileiros

08 de Jan de 2018

CASAMENTO COM DECORAÇÃO RÚSTICA AINDA ESTÁ EM ALTA

19 de Jul de 2017

A noiva de 40 anos deixa uma cadeira reservada para seu filho morto. Mas, ao ver quem chega para a cerimônia, ela não pode se conter.

Logo do Whatsapp